Bem-vindos à

BDTT-AR
 
 

A Base de Dados Terminológica e Textual da Assembleia da República (BDTT-AR) resulta de uma colaboração multidisciplinar, que teve início em 2005, entre o núcleo de tradução do Gabinete de Relações Internacionais e Protocolo da Assembleia da República e o Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa.

Após identificadas as necessidades da Assembleia da República em matéria de terminologia e organização do conhecimento, foram estabelecidos os critérios teóricos e metodológicos que levaram à conceção da base de dados pelo Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa e ao seu desenvolvimento pelo Centro de Informática da Assembleia da República.

A BDTT-AR é um recurso linguístico multilingue - português, inglês e francês - constituído por uma base de dados terminológica que reúne de forma estruturada a terminologia em uso no seio do Parlamento português. Esta base apresenta equivalentes nas línguas inglesa e francesa, bem como definições para os termos, documentando com rigor todas as fontes utilizadas.

A base de dados terminológica está relacionada com uma base de dados textual que permite aceder aos textos a partir dos quais foi extraída toda a informação terminológica contida na BDTT-AR. É, deste modo, possível verificar a ocorrência dos termos num ou em vários textos e visualizá-los nos seus diferentes contextos de uso.

Esta base de dados foi concebida tendo em conta os requisitos necessários para garantir a qualidade dos conteúdos que são sistematicamente validados pelos diversos grupos de trabalho que incluem linguistas, terminólogos, tradutores, documentalistas, juristas e outros especialistas das várias áreas parlamentares.

A BDTT-AR é uma base de dados dinâmica, cujos conteúdos estão em permanente atualização.

A equipa de gestão da BDTT-AR